Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias

Santa Catarina é o estado mais vitorioso no Prêmio Portos + Brasil

O destaque foi o Porto de São Francisco do Sul, com dois primeiros lugares e um segundo lugar – Foto: Gustavo Rotta / Porto de SFS

Os portos de Santa Catarina foram os mais vitoriosos do Brasil na premiação Portos + Brasil, promovida pelo Ministérios dos Portos e Aeroportos, em Brasília, nesta quarta-feira, 7. No total foram seis troféus, dois primeiros lugares e quatro segundo lugares. O destaque foi o Porto de São Francisco do Sul, com dois primeiros lugares e um segundo lugar. Também foram reconhecidos os Portos de Imbituba, Itapoá e Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul. A premiação destaca movimentação, resultados financeiros e gestão de todos os portos brasileiros em nove categorias diferentes. Os dados são referentes ao ano de 2023.

“É sempre uma alegria ver nossa Santa Catarina sendo premiada por sua eficiência, pela qualidade do trabalho que os catarinenses entregam. É o resultado de um trabalho de excelência desde a criação do produto que será exportado até a logística para enviar essa produção pelos nossos nossos portos para mais de 200 países do mundo”, explicou o governador Jorginho Mello, que no evento foi representado pelo senador Beto Martins.

Foto: Eduardo Oliveira/MPor

“Nós tivemos uma noite de muito orgulho para Santa Catarina. Fomos o estado mais premiado entre todos os portos do Brasil e isso confirma a condição de importante corredor logístico nacional e o reconhecimento do trabalho liderado pelo governador Jorginho Mello, que criou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, incentivando o setor”, afirmou Martins, que deixou o posto de secretário da pasta, para assumir o senado.

“O desempenho dos portos catarinenses neste prêmio é um reconhecimento da gestão que vem sendo realizada pelos portos, acompanhando as necessidades do mercado e investindo na modernização necessária para manter o estado como destaque na logística nacional”, avaliou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral

Os Prêmios

Os primeiros lugares do Porto de São Francisco foram nas categorias Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos e Crescimento da Movimentação de Granel Sólido (grãos e fertilizantes). O Porto obteve, ainda, o segundo lugar na categoria Melhores notas do Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap), junto ao Porto de Imbituba.

“Esta premiação recompensa todo o trabalho realizado em conjunto pelos colaboradores do Porto que, com profissionalismo, seriedade e dedicação diária, ajudaram a tornar São Francisco do Sul o maior de Santa Catarina, ganhando agora o reconhecimento de todo o Brasil”, afirmou o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, que agradeceu ainda o esforço cotidiano das empresas privadas que atuam no terminal, como os operadores portuários e os trabalhadores avulso.

“Receber este prêmio é motivo de grande satisfação para todos nós do Porto de Imbituba, visto que nos últimos anos buscamos superar os desafios e aumentar a eficiência operacional e administrativa. Estar entre os ganhadores, assegura que estamos no caminho certo, buscando cada vez mais a qualificação da administração portuária”, destacou Urbano Lopes de Sousa Netto, presidente do Porto de Imbituba.

Os outros segundos lugares dos portos catarinense foram para o Porto Itapoá na categoria Crescimento da Movimentação de Contêineres e para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul na categoria Crescimento da Movimentação de Granel Líquido.

Portos + Brasil

O Portos + Brasil é um prêmio instituído pelo Ministério de Portos e Aeroportos para estimular os portos a se modernizarem. O prêmio também contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário do país.

Com informações de Billy Culleton (São Francisco do Sul) e Daniela da Rosa (Imbituba)

Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF – Redes Sociais @spafsc – e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br