Portos de SC repetem crescimento acima da média nacional na movimentação de cargas
O desempenho dos portos de Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2023 manteve a sequência positiva que vem sendo registrada ao longo do ano. A movimentação de cargas cresceu 7,94% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado catarinense é superior à média nacional que foi de 5,72%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A movimentação de cargas nos cinco portos superou a marca de 40,7 milhões de toneladas. O volume representa 4,79% de toda a movimentação nacional que foi de 850,3 milhões de toneladas.
“Santa Catarina prova a importância da eficiência e da produtividade. É por isso que nossos portos se destacam tanto, batendo recordes mês após mês. E foi por isso que criamos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, para tornar o estado ainda mais diferenciado nessas infraestruturas”, analisa o governador Jorginho Mello.
“Ficamos satisfeitos em ver que os números seguem uma tendência de crescimento e de que Santa Catarina continua contribuindo com o desempenho nacional do setor”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.
A movimentação de longo curso chegou a 29,5 milhões de toneladas, sendo que 58,4% são de exportações e 41,6% de importações. A China é o principal destino das cargas exportadas e importadas que passam pelos portos catarinenses.
Na movimentação de contêineres, Santa Catarina tem a maior movimentação entre os estados do Sul e dois entre os quatro maiores portos do país. Até agosto foram 1,6 milhões de TEUs, o que corresponde a 21,5% do total nacional. Entre os portos, Portonave figura em segundo lugar com 901.172 TEUs e Porto Itapoá em quarto lugar com 689.823 TEUs.
Escrito por:
Rafael Matos | SPAF
Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF – Redes Sociais @spafsc – e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br