Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias

Potencial logístico de Santa Catarina é destacado em evento de negócios entre Brasil e Japão

Foto: Divulgação / SPAF

O potencial logístico de Santa Catarina foi um dos destaques do encontro Diálogo Brasil-Japão, organizado pelo Consulado-Geral do Japão e Ministério da Agricultura do Japão, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 11 de setembro. O Governo de Santa Catarina foi representado pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, e pelo presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira. O evento teve ainda a participação de empresários, investidores e representantes do setor público do governo japonês e de outros estados brasileiros.

“Tivemos a oportunidade de destacar a valorização que o setor logístico teve no governo de Jorginho Mello, com a criação da primeira secretaria do Brasil, dedicada aos modais logísticos. Também pudemos relatar alguma ações e investimentos que estão sendo feitos no setor”, disse Amaral.

Os representantes catarinenses participaram do painel sobre Politica de Fornecimento Estável de Cereais, junto com a gerente de relações internacionais do Ministério da Agricultura do Japão, Riko Terai, do CEO da Terlogs, Masahiro Tomikura, do CEO da NovaAgri, Shigeharu Kato, do diretor da ZEn-Noh Grain Brasil, Kenji Tsukuda e do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

O fornecimento de alimentos tem sido uma das preocupações do governo japonês, que deseja ampliar os negócios com países produtores como o Brasil, um dos principais produtores e exportadores de grãos como soja e milho.

Porto de São Francisco

O Porto de São Francisco é um dos principais do Brasil nas operações de exportacoes de grãos. O presidente Cleverton Vieira destacou o crescimento de 34% em 2023, “que foi resultado de investimentos que realizamos para aumentar a produtividade, chegando a 8,5 milhões de toneladas de grãos, em um único berço, com um dos melhores desempenhos do país”, acrescentou.

Durante o painel, os empresários também destacaram a preocupação com os acessos portuários. “Relatamos as soluções que estão sendo encaminhadas para o canal de acesso aos portos da Baía da Babitonga que irão garantir a entrada de grandes navios e que estamos sintonizados com as necessidades de discutir com o Governo Federal outros investimentos para melhorar a logística de entrada terrestre no Porto”, conclui Amaral.

Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF – Redes Sociais @spafsc – e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br